Chá Matcha: conheça os benefícios de seu uso

Chá Matcha: conheça os benefícios de seu uso

Você á ouviu falar no Chá Matcha? É um outro tipo de chá feito a partir das folhas da famosa Camellia Sinensis, a mesma do Chá Verde e do Chá Preto. Ele é um dos mais consumidos no Japão, inclusive pelos monges budistas.

O que o diferencia dos outros tipos de chás feitos da mesma planta é o momento da colheita. A folha da Camellia Sinensis, para fazer o Chá Matcha é colhida ainda jovem e que são cultivadas na sombra. Por ficar praticamente sem exposição ao sol, elas oferecem propriedades e benefícios únicos.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa bebida e os diversos benefícios que ela pode oferecer para a sua saúde? Então, confira!

As vantagens de consumir o Chá Matcha

Auxilia na perda de peso

 

Assim como os outros chás, o Chá Matcha também possui efeito termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo. E, quando o metabolismo fica mais rápido, o nosso organismo consome mais energia. Essa energia, por sua vez, que é a glicose, não se converte em gordura, pois já foi utilizada. Dessa forma, o chá ajuda no emagrecimento.

Além disso, esse chá possui uma substância chamada de L-teanina que ajuda a dissolver a gordura corporal. Quando combinado com uma dieta balanceada e exercícios físicos, o chá consegue aumentar em até 25% a queima da gordura.

Diminui o colesterol ruim

 

Existem, basicamente, dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. O bom é o HDL e o ruim, que entope as artérias e pode causar doenças crônicas como a Hipertensão Arterial, é o LDL. O Chá Matcha consegue reduzir a concentração do LDL na corrente sanguínea. Isso se deve à quantidade de fibras presentes na sua composição.

Possui propriedades antioxidantes

 

Alimentos ou bebidas que são antioxidantes são um verdadeiro remédio natural para o corpo. Com um elevado consumo de alimentos industrializados, o nosso corpo possui uma elevada concentração de radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis por uma série de doenças, inclusive é um dos fatores de desenvolvimento do câncer.

Eles oxidam a cadeia de DNA e assim, as células que se replicam a partir dessa que foi danificada, também se formam com um dano no DNA. E assim, o câncer começa a se formar.

De todos os chás formados a partir da Camellia Sinensis, o Chá Matcha é o que mais possui substâncias antioxidantes. Elas ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo, reduzindo a sua concentração. Além de reduzir as chances de desenvolver patologias, a bebida também retarda o envelhecimento precoce. 

Melhora o humor

 

Está precisando relaxar um pouco mais? Anda muito estressado com as demandas do dia a dia? Então, o Chá Matcha pode ajudá-lo com toda a certeza. A mesma L-teanina que citamos acima influencia no comportamento do sistema nervoso promovendo assim maior relaxamento e sensação de bem-estar.

Quer receber mais dicas de como cuidar da sua saúde de uma forma natural? Então, assine a nossa newsletter!

Comentários