5 benefícios do chá de cidreira

5 benefícios do chá de cidreira

Os benefícios do chá de cidreira ou chá de erva cidreira são muitos. Aliás, essa é uma bebida já bastante consumida pelos brasileiros justamente por aliviar dores estomacais, ajudar em problemas de gases, entre outros. É uma planta fácil de ser encontrada, especialmente na forma de sachês de chá, o que é muito mais prático.

Mas o chá de erva cidreira não serve apenas para resolver o problema, mas também para evitá-lo. Quando o consumo dele se torna um hábito, os benefícios da bebida podem melhorar a sua saúde significativamente.

Quer bons motivos para começar a tomar o chá todos os dias? Então, confira abaixo!

Os benefícios do chá de cidreira

  1. Efeito calmante

Quando se fala em um chá calmante é normal as pessoas pensarem sempre na camomila, mas o chá de erva cidreira também é excelente. Ele oferece um efeito sedativo, inclusive, o óleo essencial de cidreira é muito utilizado na Aromaterapia. É um chá excelente para tomar pouco antes de dormir, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades com o sono.

  1. Reduz as cólicas

A cólica menstrual é um problema para muitas mulheres e o chá de cidreira ajuda a aliviar aquele incômodo do primeiro dia. Justamente por conta do seu efeito sedativo, ele promove o relaxamento muscular e assim, ajuda no alívio da dor. Se as cólicas forem muito fortes, o indicado é procurar um médico, pois pode ser um caso de endometriose.

  1. Tem ação antioxidante

Chás que possuem ação antioxidante como o chá de erva cidreira devem ser consumidos todos os dias. O fato de ser antioxidante significa que a bebida tem o poder de retardar o envelhecimento celular e também reduzir a ação negativa dos radicais livres sobre as células. Eles podem modificar a cadeia de DNA e, a partir disso, células com defeito passam a se multiplicar podendo desenvolver um câncer. Isso quer dizer que tomar chá de cidreira reduz as chances de câncer de também de outras doenças.

  1. Reduz o colesterol ruim

É um benefício que ainda está em análise, mas é quase certo de que a erva cidreira é uma planta que ajuda na redução do LDL, mais conhecido como colesterol ruim. É ele que forma placas de gordura que podem levar ao infarto do coração ou então a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

  1. Ajuda a reduzir a ansiedade

Todos nós temos um pouco de ansiedade, algo que nem sempre é patológico e que pode ser controlado de maneira natural, por meio do consumo do chá de cidreira. Por ter um efeito calmante, consumir todos os dias essa bebida pode ajudá-lo a controlar essa sensação de angústia que a ansiedade traz.

Viu como há muitos benefícios no chá de cidreira? Na hora de comprar os sachês, é muito importante ficar de olho na qualidade para não comprar de marcas que colocam muito mais talos do que a folha da planta em si.

Quer receber mais dicas para cuidar melhor da sua saúde de uma forma natural? Então, assine a nossa newsletter!

Comentários